sábado, 30 de janeiro de 2016

Reprodução de Alecrim: Enraizamento na terra/ Estacas de galhos lenhosos

O alecrim é um arbusto ramificado, com galhos lenhosos, folhas verdes, finas e compridas e que exala um cheiro muito agradável. Indispensável em uma horta, pois esta erva, assim como o manjericão, é um repelente natural de moscas e mosquitos.
Arbusto de alecrim plantado há 4 meses
Esta planta gosta de sol e solo seco, por isso é melhor ser cultivado na primavera e verão. Em épocas de muita chuva suas folhas ficam amareladas, e seu desenvolvimento é prejudicado.
O alecrim é uma ótima erva para se ter na sua horta urbana, pois suas utilidades são múltiplas.
O chá de alecrim, segundo a medicina popular*, combate febres, auxilia no tratamento de tosses prolongadas, acelera a digestão, age como relaxante muscular, melhora a memória, trata problemas de queda de cabelo e excesso de oleosidade capilar entre muitos outros benefícios.

Vamos ao passo a passo, para você começar seu cultivo de alecrim.


Passo 1: Escolha um arbusto de alecrim adulto e bem ramificado. 

Passo 2: Repare que para cada caule base, há vários ramos, ou galhos. Escolha um destes galhos, de 5 a 8 cm, e corte-o bem próximo a divisa com o caule. (Certifique-se que seu alicate esteja limpo e desinfetado)

Passo 3: Separe os galhos e desfolhe um terço de seu caule.

Passo 4: Pegue um copo grande descartável. Fure-o embaixo e dos lados. Adicione 1 dedo de pedras pequenas.

Passo 5: Cubra as pedrinhas com substrato, até o topo do copo.

Passo 6: Plante as os galhos de alecrim. Cuide para que as folhas não encostem na terra, para não apodrecerem ou criarem fungos. 

Estaquia de alecrim na terra aguardando o enraizamento
Está pronta sua estaquia de alecrim na terra. Agora basta colocar em um lugar em que pegue o sol da manhã, regar uma vez ao dia, e verificar os ataques de formigas ou outros predadores. Esta técnica de estaquia demora mais para enraizar do que a técnica de estaquia na água, mas é mais eficaz com o alecrim, pois seu caule é lenhoso. Espere 4 a 5 semanas e cuidadosamente levante uma das mudas para verificar se aparecem as primeiras raízes. Depois você poderá plantar seu alecrim na horta que ele crescerá forte e bonito.

*Todo medicamento fitoterápico (chá, infusão, cataplasma...) só deve ser utilizado através de orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário