domingo, 28 de fevereiro de 2016

Casca de Ovo Contra Borboletas

A casca de ovo pode ser utilizada na horta como fornecedora de cálcio e armadilha para lesmas. Batida no liquidificador, a casca de ovo transforma-se em uma farinha, rica em cálcio, que pode ser usada nos canteiros como adubo. Já as lascas de casca de ovo, jogadas sobre o solo, repelem lesmas, pois a superfície cortante fere seus corpos frágeis.

Mas há mais uma boa utilidade para a casca de ovos. Ela afasta borboletas.

Borboletas escolhem hortaliças viçosas e apetitosas para procriar. Elas botam milhares de ovos em plantas saudáveis, para garantir o alimento de suas futuras filhinhas, as lagartas.

Os ovos de lagarta costumam ser de cor branca, e são postos de forma muito organizada, em filas. Eles também são muito independentes, pois não precisam ser chocados, eclodem sozinhos. Logo que as lagartinhas nascem, começam a devorar tudo o que é verde.

A melhor forma de controlar as lagartas é através da catação manual, que não é tóxica, nem custa dinheiro. Mas eu sou o tipo de pessoa que tem pavor de lagartas, então uso repelentes ecológicos. A pouco tempo aprendi uma outra técnica de controle de lagartas, pensei que não fosse funcionar, mas funciona sim! Consiste no uso da casca de ovo branco como repelente da borboleta. 
  • Quebre a ponta da casca do ovo com cuidado (como os ovos que são usados para colocar cricri na páscoa).
  • Retire a clara e a gema.
  • Lave bem o ovo por dentro e enxague com vinagre para não atrair moscas.
  • Finque varetas de espetinho em volta dos canteiros e coloque uma casca de ovo em cada vareta.
Parece surreal, mas as borboletas sobrevoam toda a horta e não pousam para depositar seus ovos.