quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Compostagem Caseira - Produção de Húmus

Caixas para compostagem http://educares.mma.gov.br/
A compostagem caseira consiste no aproveitamento do lixo orgânico doméstico para a fabricação de adubo orgânico de boa qualidade em pequena escala. Como expliquei no post anterior, todo o lixo orgânico pode ser reutilizado.

O passo a passo da compostagem que passarei é diferente da que usei no substrato. É mais concentrada e contém húmus de minhoca. (Veja o post Minhocas na Horta)

Material:

3 caixas plásticas grandes iguais,(que se encaixem).  
Resíduos orgânicos* verdes e marrons (cascas de frutas e legumes, borra de café, cascas de ovos...)

Preparo

Em baldes http://ciclovivo.com.br/

Fure 2 caixas no fundo e na lateral.
Empilhe as caixas, deixando a sem furos por baixo.
Cubra a primeira caixa (de cima pra baixo) com 4 dedos de húmus.
Cubra a caixa do meio com 4 dedos de húmus e minhocas vermelhas.
A última caixa ficará vazia.
Adicione um pouco de resíduo orgânico (cascas, verduras, etc) na caixa com minhocas e cubra com uma fina camada de folhas secas.
Regue, mas não encharque, apenas deixe a terra úmida. 
Tampe bem a composteira, e deixe-a em local quente e abafado.
A cada dois ou três dias adicione um pouco de resíduo orgânico que você acumulou na cozinha e cubra com uma fina camada de terra e folhas secas. Continue este processo até encher a caixa do meio.
Quando a caixa encher, as minhocas migrarão para a caixa de cima, e a caixa do meio estará cheia de húmus. Use o húmus para adubação. Repita o procedimento de "alimentação" das minhocas com resíduos orgânicos até encher a primeira caixa.
Mercado livre

E a terceira caixa?? A terceira caixa reterá um líquido chamado de chorume orgânico, que é um biofertilizante rico em nutrientes e sais minerais. Para usá-lo, dilua em água na proporção de 1/10 e borrife nas hortaliças.

Você pode fazer a compostagem sem as minhocas, que funciona muito bem e também garante os nutrientes necessários. Mas a minhoca oferece um benefício a mais, que é a produção do húmus. Se a sua horta é pequena, comece a fazer compostagem em potes de sorvete.

O adubo de compostagem é riquíssimo em nutrientes importantes para o solo. Além de ajudar no desenvolvimento de suas plantas, colabora com o meio ambiente, pois promove a reciclagem de lixo orgânico  que seria destinado a aterros sanitários.


*Não utilize nenhum tipo de carne nas compostagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário