segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Cor Amarela na Horta e Receita Biológica Para Controle da Mosca Branca

Amarelo é uma cor de destaque, que fica linda na horta. Folhagens verdes em um cachepô amarelo fica um charme. Mas, apesar de a luz amarela ser utilizada em lâmpadas para repelir insetos, a cor amarela em vasos, cachepôs e outros vasilhames, atrai alguns insetos como a temível mosca branca, mariposas e joaninhas.

Apesar de ser batizada de mosca branca, não se trata de uma mosca, mas de um tipo de pulgão branco sugador, que possui dois pares de asas. Cada "mosca" desta espécie bota cerca de 200 ovos, que eclodirão após de 6 a 15 dias. Então, já deu para imaginar o estrago que podem fazer em uma pequena horta, se não forem detectadas a tempo.

Para controlar o ataque de insetos como a mosca branca, muitos hortelãos fazem armadilhas como distribuir latas amarelas untadas em óleo pelo terreno. As mosquinhas são atraídas pela cor e ficam presas no óleo. Fitas adesivas amarelas também funcionam bem. 

Para fazer uma armadilha como a da foto acima, coloque um pouco de tinta
amarela (tinta a óleo) em uma garrafa pet. Feche o frasco e agite bem, até seu interior ficar todo pintado. Passe cola entomológica ou óleo de cozinha no seu exterior e deixe em pontos estratégicos da horta. Este tipo de cola, assim como o óleo são insolúveis em água, de modo que as regas não prejudicarão a armadilha.

A armadilha de adesivo amarelo é ainda mais simples. Prenda um pedaço de placa adesiva amarela próximo as plantas e os bichinhos serão atraídos para o destino fatal. 

Mas estes exemplos de armadilhas servem apenas como monitoramento de praga, ou seja, para que você perceba que tipo de insetos estão rondando sua horta. Se houver uma propagação de mosca branca ou pulgões, é hora de entrar com um tratamento biológico.

Mosca branca na couve

Receita para Controle de Mosca Branca e Pulgões


1 copo grande de água
1 colher de sabão de pedra ralado
1 colher de farinha de trigo

Misture tudo e aplique debaixo das folhas depois do por do sol. Fazer várias aplicações, sempre no início da noite, até desaparecer.

DICA: As placas adesivas são conhecidas como Bio Trap Placas Adesivas e podem ser encontradas em boas floriculturas ou agropecuárias.

Imagens Google

Um comentário:

  1. EU AINDA NÃO FIZ,MAS IMAGINO QUE PASSANDO SÓ O ÓLEO ,ELE SECA COM O SOL E OS INSETOS NÃO GRUDAM.

    ResponderExcluir