terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Espantalho na Horta

Os espantalhos servem para espantar pássaros na lavoura e na horta. Funciona por um período, pois as aves pensam se tratar de um homem e não se aproximam, por medo de serem capturadas ou apedrejadas.

Em hortas urbanas, que são bem menores, pássaros não são um problema tão grave. Vez ou outra aparecem alguns, mas geralmente são bastante ariscos e não ousam se apropriar das verduras quando há movimento por perto.

Canteiros de alfaces e almeirão atraem pardaizinhos. Então é bom ficar de olho, principalmente quando estão na fase de mudas. Ao invés do espantalho, você pode utilizar um truque mais barato e mais fácil. 

Coloque linhas esticadas sobre o canteiro, acima das plantas, apoiadas por um graveto ou bambu. As aves não se aproximarão com medo de ficarem presas no barbante. 

Usar um CD velho como sino dos ventos, também funciona. Amarre o CD em um barbante e deixe ele pendurado em um prego ou graveto, próximo aos vasos e canteiros. A luz do sol bate no CD e repele as avezinhas com os reflexos.

Amarrar fitas coloridas em estacas e distribuí-las pela horta também é outro truque. Na verdade, qualquer objeto que balance com o vento deixará as aves alertas. 

Há quem use escultura de gavião como espantalho. O que vale é a criatividade.

Eu amo passarinhos, uma forma que encontrei de deixá-los longe da minha horta, é atraí-los para o lado oposto. Sempre deixo grãos e água disponíveis aos pássaros em uma área afastada da horta. Como sempre estou zanzando entre as hortaliças, eles nunca foram uma ameaça tão grave para mim.

 Meu maior problema são as lagartas, sempre uso repelentes biológicos e funcionam muito bem. Mas bastam dois ou três dias de descuido e elas fazem um estrago por onde passam. 

Pássaros são predadores de moscas, então eu sempre deixo estatuazinhas de passarinhos espalhadas pelos canteiros. Pode parecer brincadeira, mas a experiência tem funcionado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário