sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Flores Comestíveis na Horta


Se a ideia é ter uma horta estilosa e bonita, porque não deixá-la ainda mais atraente com flores? Mas não são quaisquer flores, são flores lindas, cheirosas e... comestíveis.

Algumas espécies de flores apresentam usos culinários, seguem alguns exemplos:

Calêndula

Amor Perfeito

Planta delicada, que não pode ficar exposta ao sol forte. Suas flores são de cores variadas e desenvolvem-se bem em vasos e canteiros. Cultive-as em meia sombra, no solo enriquecido. Na culinária suas flores são utilizadas para decorar drinks e saladas. Suas pétalas podem ser congeladas.

Calêndula

Sua flor lembra a margarida, com a diferença que a calêndula apresenta flores grandes, nas cores amarelo ou laranja. Desenvolve-se melhor em canteiros do que em vasos. Suas pétalas podem ser utilizadas em saladas, sopas, rizotos... apresentando uma coloração semelhante ao açafrão. Tem um sabor levemente picante e é muito nutritiva.

Hibisco

Manjericão

Tenho citado a multifuncionalidade do manjericão em meus posts, aqui vai mais um: suas flores são comestíveis, e constituem a parte mais energética da planta. Podem ser usadas em molhos, sopas e saladas, e apresentam o sabor do manjericão mais concentrado.

Mini Rosas

As mimosas mini rosas podem ser plantadas em vasos, floreiras e canteiros, desde que o solo seja fértil. Suas flores apresentam várias colorações e podem permanecer viçosas o ano inteiro. Suas pétalas podem ser usadas em coquetéis, águas aromatizadas, geleias, licores e saladas.
Chá de hibisco

Hibisco

Arbusto que apresenta flores arroxeadas o ano todo. Gosta de sol pleno e prefere canteiros a vasos. As flores são utilizadas em doces, sucos e chás. O chá de hibisco é um aliado na dieta para emagrecimento, pois estimula a queima de gordura e ajuda na digestão. Na culinária maranhense é utilizado no arroz de cuxá, um prato popular da região. Seu sabor lembra a acidez do vinagre e alguns conhecem esta planta pelo nome de vinagreira.

As flores conferem cor, requinte e sabor aos pratos, além de aumentar o teor nutricional. Porém, antes de consumir qualquer flor, se informe de sua procedência, se são comestíveis e totalmente orgânicas.

Antes de consumir ou servir a seus convidados, verifique se não tem ninguém alérgico a pólen. Este tipo de alergia é muito comum, então, fiquem atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário