sábado, 13 de fevereiro de 2016

Germinados e Brotos para Alimentação

Germinação é o princípio do processo que leva uma semente a se tornar uma planta. Nesta fase o pré broto está no auge de seus valores nutricionais. Pode-se dizer que, ao germinarmos um grão, seus benefícios dobram.

Soja, lentilha, quinoa, feijão, semente de abóbora, grão de bico... São alguns exemplos de alimentos que podem ser utilizados como alimentos na fase de germinação.

Na verdade, qualquer grão, semente ou cereal pode ser germinado, mas nem todos podem ser consumidos. O broto do feijão, por exemplo, só pode ser consumido de 7 a 10 dias após a germinação, pois antes deste período ele libera uma toxina nociva para alimentação. Os únicos feijões aconselháveis para germinação é o mongo ou azuki.

Como cada planta tem uma propriedade, vou explicar hoje como fazer a germinação de apenas uma espécie: a chia.
Chia 

Como Germinar?


  1. Lave 3 colheres de sopa de sementes de chia.
  2. Coloque as sementes lavadas em um vidro e cubra com água filtrada.
  3. Tape o vidro com uma telinha ou com gaze.
  4. Deixe de molho por 8 a 12 horas.
Neste período de descanso já está ocorrendo o processo de germinação. O valor nutricional da chia já foi dobrado e pode ser consumido.

Se escolher outra semente, como a quinoa, por exemplo, deve-se lavá-la antes de consumir. O único grão que não precisa ser enxaguado após a germinação é chia, pois aquele gelzinho que envolve o grão é extremante saudável e promove a saciedade.


Como Cultivar Brotos?

Brotos

Se deixar a semente por mais tempo umedecida, surgirão os brotos, mas suas propriedades nutricionais são inferiores a semente germinada.

  1. Siga os 4 primeiros passos de germinação.
  2. No dia seguinte, lave novamente as sementes, torne a colocá-las no vidro e deixe o vasilhame inclinado sobre um escorredor de louças, em ambiente fresco e iluminado.
  3. Repita este processo de lavagem e escoação da água de manhã e a noite, até que surjam as hastes que desenvolverão pequenas folhas, que são os brotos.

Semente de Abóbora Germinada
Resumindo: Grão/semente + água = Germinado// Germinado + ar + luz = Broto


Lembrando novamente: Não são todos os grãos que podem ser consumidos na forma de brotos, pois alguns liberam toxinas. Antes de realizar suas experiências, pesquise ou pergunte a um profissional quais são destinados a alimentação, e o passo a passo do processo.


Fotos Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário