sábado, 13 de fevereiro de 2016

Hortelã Variegata


Algumas pessoas me perguntaram que tipo de hortelã é aquela manchada de branco que mostrei no post "Hortelã: Replantio e Benefícios". Trata-se de uma espécie conhecida como Hortelã Variegata. Assim como todos os outros tipos de hortelãs, a variegata tem propriedades aromáticas e digestivas. Ela é muito usada para ornamentações, por sua beleza e cheiro agradável que lembra uma mistura de menta e abacaxi.

Esta planta pode ser cultivada em meia sombra, pois não tolera o sol forte. Precisa de regas diárias e solo bem drenado. É comum aparecer na variegata folhas totalmente brancas, mas elas não duram muito, pois não possuem clorofila. Veja no post citado acima os benefícios e formas de reprodução da hortelã.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. É quando não pode ficar exposta ao sol por muito tempo. Geralmente precisa de poucas horas à luz, ora sob a radiação solae direta, ora sob a sombra. Nesse caso ela precisa de mais tempo na sombra, porém ao ar livre.

      Excluir
  2. Existe uma espécie do hortelã grosso e outra do miúdo ?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma que é da folha larga.

    ResponderExcluir
  4. Estou achando que essa da foto não é hortelã variegata e sim uma Plectranthus coleoides ou falso hortelã, porém são da mesma família. O hortelã tem as folhas mais compridas.

    ResponderExcluir
  5. Tenho este tipo de Hortelã, mais também me falaram que trata-se de uma hortelã falsa, gostaria de saber se realmente é verdadeiro ou falsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa espécie é verdadeira sim pode ser usada em várias receitas… O que você pode experimentar é o sabor pra ver qual das espécies você prefere consumir

      Excluir
  6. Essa hortelã e comestível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza pode consumir em comidas ou sucos

      Excluir