segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Laranja Kinkan

Assim como o limão e outras frutas cítricas, a laranja é rica em vitamina C, poderoso antioxidante que beneficia a saúde e fortalece o sistema imunológico. 

A laranja kinkan, também conhecida como laranjinha doce ou laranjinha da China, pode ser consumida com casca e tudo. Tem um sabor doce e saboroso e por ser rica em ferro, cálcio, fibras, vitamina A e C, o consumo diário de laranja kinkam ajuda na renovação das células, pois evita os efeitos nocivos dos radicais livres.

A fruta serve para fazer doces, geleias, licores e vinhos. É muito usada pelos imigrantes japoneses no Brasil. 

Estaca de kinkan em estufa

Como Cultivar Laranja Kinkan

Você pode optar pelo cultivo através de sementes, que é o mesmo processo do plantio de limões,(Veja em Cultivando Limão) ou por reprodução de estacas.

Na reprodução de estacas:

  • Vá até uma laranjeira kinkan e escolha um de seus galhos com nós.
  • Corte o galho rente ao caule principal.
  • Retire todas as folhas e corte o galho ao meio.
  • Plante em um vasinho com terra adubada.
  • Coloque um vidro em cima do galho recém plantado, para criar o ambiente de estufa.
  • Regue quando a terra estiver seca.


Em algumas semanas a estaca desenvolverá pequenas folhas e poderá ser transplantada para local definitivo.

Primeiras folhas da estaca de kinkan
A Laranjinha kinkan é realmente uma graça, ela chama a atenção por ser pequenina e delicada, como os frutos de bonsai. Eu plantei a minha diretamente na terra, e ela já está produzindo. Mas também é possível plantá-la em vasos, desde que sejam de tamanho médio, com no mínimo 20 cm de profundidade. Como todas as frutíferas, é necessário que a planta receba água, luz do sol  e fique em local ventilado para que cresça com vitalidade.

O desenvolvimento da planta é lento. Ela cresce um pouco a cada ano, possui poucos galhos com espinhos pequeninos. Quando chega na fase de produzir flores, é preciso escorá-la em uma estaca para que seus galhos não verguem. 

A primeira foto é da kinkan que tenho em casa. Tem 1 ano e já produziu várias laranjinhas.