terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Material para Manutenção de Horta Urbana

*
Se você está decidido a ter uma horta em sua casa, perceberá que existem alguns materiais que deverá ter sempre a mão para o bom desenvolvimento de suas plantas. 
Criei uma lista bem básica, do que é necessário, indispensável, porém suficiente para você manter suas plantinhas bonitas e viçosas.
A regra base é: Não amonte quinquilharias. Compre somente o que realmente irá utilizar. Por mais bonito e convidativo que seja aquele alicate ou rastelo, não compre se não for essencial.
Hortas urbanas geralmente são pequenas, projetadas de modo a adequar-se a espaços que sobram na construção (pequenos cantos ou pedaços do terreno).

Para dar início ao seu projeto Horta Urbana, você precisará de:

  1. Uma torneira próxima a horta com mangueira de jardim.
  2. Um regador grande.
  3. Sementeira.
  4. Vasilhames furados (baldes, vasos, bacias, floreiras...)
  5. Um rastelo médio (eu prefiro os de plástico)
  6. Alicate de poda.
  7. Tesoura de poda.
  8. Rastelinho de horta.
  9. Pá pequena de horta.
  10. Pá média de horta.
  11. Estacas de bambu (servirão como apoio para tomateiros, boldo ou outras plantas que precisem de suporte para não envergar).
  12. Barbante.
  13. Terra adubada ou substrato.
  14. Pedras (para forrar o fundo dos vasilhames, garantindo maior drenagem da água).
  15. Repelentes de pragas.
  16. Adubos orgânicos.
Com estes materiais em mãos já é possível arregaçar as mangas e começar o trabalho.
O ideal é que você reserve um espaço na despensa onde possa organizar suas ferramentas. Terra, adubo e pedras ocupam bastante espaço, por isso é recomendável comprar a quantidade que precisa  e armazenar somente as sobras. A terra, principalmente, se não for muito bem armazenada, pode juntar fungos, vermes ou corós.
Hortas maiores carecem de mais ferramentas, como carrinho de mão, enxadas, pás grandes, etc. Mas para uma pequena e funcional horta urbana a lista acima é suficiente. 

*Fonte da foto: Google.