terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mini Hortinha


Algumas pessoas deixam de criar uma horta em casa por medo de não dar conta de mantê-la, não criar gosto pela coisa e perder o investimento.

Se você se enquadra neste perfil, sugiro que faça um teste, planejando uma mini horta. Com 50 reais, ou menos, você pode dar vida ao seu projeto. Os cuidados com a mini horta são os mesmos que os de uma horta maior, a diferença é que terá menos hortaliças para cuidar.

A foto ao lado mostra a simplicidade do processo de montar uma mini hortinha.

  • Vasos pequenos
  • Substrato (terra adubada)
  • Pedriscos
  • Mudas que desejar
O primeiro passo é verificar se os vasos estão furados embaixo, para garantir uma boa drenagem das mudas. Caso não esteja furado, esquente a ponta de uma faca e faca furinhos no interior do vaso.
Em seguida, coloque uma fina camada de pedriscos no fundo dos vasinhos. Eles servirão para garantir que toda a água escoa totalmente, não deixando a terra barrenta.
Cubra os pedriscos com boa terra, de preferência use substrato.
Plante mudas saudáveis de hortaliças que você gostaria de ter em uma horta maior (escolhi cidreira, anador, salsinha, cebolinha e hortelã). Aquelas que você realmente irá consumir no dia a dia.
Aperte suavemente a terra ao redor dos caules das mudas, para que fique bem firme.
Por último, coloque uma camada de casca de pinho, palha de coco ou palha de arroz e sua hortinha estará pronta.

Cuidados:

 Coloque os vasinhos em local que pegue o sol da manhã e meia sombra a tarde. Como são vasos pequenos, você pode deixar em cima de uma banqueta e ir deslocando-a conforme a necessidade da planta.
Regue as mudinhas pela manhã (caso perceba que ficaram um pouco murchas a tarde, ou que a terra está seca, torne a regar a noite).
Fique de olho em insetos como moscas, joaninhas etc... para poder dar início a um controle natural.
Faça manutenção a cada 15 dias, retirando folhas mortas e pequenas ervas daninhas.
Mude as plantas para um vaso maior, quando crescerem demais.
Tenho certeza que este mini projeto irá fazer você perceber quão prazeroso é investir em uma horta urbana.