sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Plantando Capim Cidreira


O capim cidreira, também conhecido como cidreira ou erva cidreira é uma planta medicinal, muito usada em chás para alívio para sintomas de ansiedade, nervosismo, agitações ou palpitações. *Seus efeitos colaterais incluem diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão.

Existem duas qualidades mais conhecidas de erva-cidreira uma em forma de capim e outra em forma de arbusto que formam folhas parecidas com as do hortelã.

O cultivo do capim cidreira é semelhante com o da cebolinha. Ela é uma planta robusta, que cresce formando touceiras.  Suas folhas podem atingir 1 metro de altura. Seu plantio pode ser feito em vasos ou diretamente na terra. Como ela se alastra bastante, é melhor cultivá-la no chão.

  • Coloque luvas de jardinagem. As folhas de capim cidreira são cortantes.
  • Verifique que na base da moita de capim cidreira há hastes que estão ligadas pelo mesmo bulbo ou raiz. Segure estas hastes bem próximo a terra e puxe devagar, como na foto ao lado.
  • Você verá que arrancou uma muda comprida, parecida com uma muda de cebolinha.
  • Limpe a parte inferior da planta, retirando as películas de folha podre, mas com cuidado para não ferir as raízes.
  • Corte a parte verde da planta e plante a parte branca com raízes, no chão ou em um vaso grande.
  • Pode plantar várias mudas, com a distância de 3 a 4 dedos cada uma. Mas lembre-se que esta planta se alastra facilmente.

*Todo medicamento fitoterápico (chá, infusão, cataplasma...) só deve ser utilizado através de orientação médica.