sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Revigorando o Capim Cidreira

Já escrevi sobre os benefícios e formas de cultivo do Capim Cidreira no post "Plantando Capim Cidreira". Hoje vou aproveitar que fiz uma limpeza de manutenção em minha touceira para ensinar a técnica que utilizo para revigorar a planta, propagando mudas mais fortes e com mais folhas.

A cidreira se alastra bastante, e seus bulbos ficam aglomerados, formando uma grande moita. Com as regas diárias, sempre fica um pouquinho de água entre os bulbos, isto é inevitável. Esta água acumulada faz com que as folhas inferiores que revestem o bulbo apodreçam. Com o tempo, quando a planta atinge uma certa idade, é necessário fazer uma limpeza com poda radical para garantir a sua sobrevivência.

Bulbo de cidreira

Limpeza e Poda de Capim Cidreira para Revitalização da Planta

Observe se a touceira de cidreira está saudável. Veja se as folhas estão bem verdes, longas e brilhantes. Se a planta estiver com aspecto debilitado, com cor opaca e surgimento de folhas secas entre as folhas verdes, é hora de realizar a limpeza e poda.*

Utilizando uma luva grossa, separe vários bulbos de cidreira. Se ela estiver enfraquecida, eles sairão com facilidade, basta segurar na base e puxar.

Faça a seguinte seleção: Separe de um lado os bulbos que apresentem raízes secas e do outro raízes com brotos. 

Corte a parte superior da planta, deixando apenas a parte "acebolada" com as raízes.

Lave bem o caule da planta, retirando toda a película morta e raízes secas.

Se a raiz principal do bulbo estiver muito grande, corte-a ao meio com um alicate afiado. 

Leve as plantas, limpas e podadas, com raízes secas para descansar em um pote de água até que formem novas raízes.

As plantas com brotos nas raízes podem ser plantadas diretamente no solo.

As mudas na foto abaixo estão descansando na água para enraizamento. Observe que seus bulbos ainda estão "sujos". Com o passar dos dias, esta sujeira vai amolecendo e soltando na água, elimine a água suja todos os dias. Não force para tirar para tirar esta crosta mais resistente de sujeira, evitando ferir as raízes da cidreira

* Se a planta estiver viçosa, com apenas algumas folhas secas entre as folhas saudáveis, realize apenas a limpeza e poda de manutenção, que consiste em cortar as pontas secas e retirar as folhas mortas, insetos e outras sujeirinhas acumuladas no interior da touceira.