terça-feira, 15 de março de 2016

Aproveitamento de Sementes de Frutas para Reprodução

Papaya 20 dias após semeadura
As sementes que compramos no mercado são embaladas, etiquetadas, tratadas e próprias para o plantio. Mas assim como reaproveitamos muita coisa no Horta Urbana, com as frutas não é diferente. As cascas podem ser destinadas a compostagem, e as sementes podem se tornar novas plantas.

A maioria das plantas que tenho na horta foram produzidas através de sementes das frutas que comemos em casa. Tenho mudas de kinkan, limão, goiaba, mamão papaya, tomates... e todas feitas através de plantio de sementes das frutas da época.

Aqui vai o passo a passo do plantio de melão, mas funciona da mesma forma com outras frutas.

  • Abra o melão e retire algumas sementes. Escolha as mais graúdas.
  • Coloque numa peneirinha, e lave até retirar toda aquela babinha que as envolve.
  • Coloque as sementes em copo americano com água e 1 colher de sopa de vinagre.
  • Deixe-as descansando nesta mistura por 20 minutinhos.
  • Leve novamente para a peneira e escoe toda a água.
  • Coloque em um pires, e leve a sombra para secar completamente.
  • Após a secagem, basta jogar em solo macio e cobrir com terra.
Melão 4 dias após semeadura
Os brotos emergirão em 2 ou 3 dias. Dentro de 15 dias as mudas estarão fortes suficientes para serem transplantadas em local definitivo.

Melões, assim como as melancias, são plantas rasteiras, então plante-os em local em que terão liberdade para se expandir. 

Para fazer o plantio do mamãozinho papaya através das sementes da fruta, não é necessário passar por este processo. Suas sementes são mais sensíveis e a ação do vinagre pode prejudicá-las.

A germinação do mamão também é bem mais lenta. Enquanto o melão brota em 3 ou 4 dias, o papaya leva até 25 dias para apontar os primeiros brotos.

Tanto o meloeiro quanto o mamãozeiro precisam de regas diárias até a frutificação, quando as regas deverão, então, ser diminuídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário