terça-feira, 15 de março de 2016

Como Apoiar Plantas em Tutores

Guaco
Algumas espécies de plantas precisam ser tutoradas quando jovens, para que se desenvolvam bem. Basicamente, todas as plantas que possuem caules longos, finos ou frágeis, precisam do tutor para evitar que o caule se dobre e quebre com a força do vento ou da chuva.

No entanto, é importante deixar que a planta cresça livremente, sem se sentir sufocada. Assim, vou explicar a forma correta de se amarrar/apoiar plantas a tutores.

Tutor, nada mais é que uma vareta, cabo de vassoura, ripa de madeira, ou qualquer outro objeto alongado que sirva de apoio para plantas em crescimento. 

O uso correto do tutor

Boldo


  • Escolha o tutor de acordo com o porte da planta em sua fase adulta. Opte sempre por tutores naturais, de madeira e bambu, nunca por industrializados (jamais use tutores de ferro ou encapados).
  • Finque o tutor na terra, a uma distância mínima de 5 dedos da planta (para não ferir suas raízes)
  • Passe um barbante no caule da planta e amarre as pontas no tutor, de modo que sustente o peso da planta, mas não a machuque (deve ficar folgado)
  • Conforme a planta for crescendo, e você perceber a necessidade de mais apoio, passe outro barbante a 5 dedos da altura do que foi amarrado anteriormente, ou acrescente mais um tutor.
  • Verifique periodicamente o crescimento da planta e afrouxe a amarradura se necessário.
Plantas da família das trepadeiras, como o Guaco, não precisam ser amarradas, basta enrolá-las ao tutor que elas se acomodarão sozinhas.
Manjericão Roxo


Este é apenas um método, mas há muitos outros. Tutores em forma de triângulo, onde a planta sequer encosta nas varetas são excelentes, principalmente para plantas que produzem frutos, como o tomateiro. Estes modelos de tutores deixam a planta mais livre, facilitando a floração e a produção de frutos.

Sempre tenha um olho clínico para o desenvolvimento e adaptação de suas plantas. Se perceber que após a aplicação do tutor ocorreram mudanças como a queda de folhas ou alteração da cor da planta, é possível que algo tenha saído errado. Talvez tenha amarrado o caule com muita força, sufocando a planta, ou tenha ferido suas raízes... Enfim, é através da observação e da busca por soluções que você levará harmonia e bem estar para sua horta, sendo premiado com canteiros saudáveis e viçosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário