sexta-feira, 4 de março de 2016

Cultivo de Camomila

A camomila é uma planta aromática e medicinal. Suas folhas e flores são usadas em chás  para  tratamento de distúrbios digestivos ou insônia.

A planta também age como relaxante muscular, por isso o chá de camomila é usado no alívio de cólicas menstruais. E por ser um calmante natural é usado pelas mães para controle das emoções das crianças.*Apesar dos benefícios, a camomila deve ser usada com restrição, como todo produto medicinal. 

Mas, como cultivar a camomila?

A planta tem um aspecto frágil, delicado. Prefere os climas amenos, como o da região Sul do país, mas com cuidados especiais pode ser cultivada em qualquer região. Suas sementes podem ser adquiridas no mercado, são vendidas em saquinhos, nas sessões de jardinagem. 

Plantei as minhas em um velho escorredor de arroz. Coloquei uma camada de pedriscos e cobri com uma redinha de feira, para garantir a drenagem. 

Por ser uma planta que exige mais cuidados, temperei o substrato com húmus. Fiz linhas de 0,5cm de profundidade para a semeadura com 3cm de espaçamento entre as fileiras. Semeie e cobri com terra. Coloquei em ambiente semi coberto, com incidência de luz solar pela manhã e meia sombra a tarde. 

É importante que o solo onde será plantado a camomila esteja totalmente livre de pedras, galhos, torrões ou qualquer outro empecilho que possa dificultar a germinação da planta.

Vejam que salpiquei várias sementes nos sulcos. Em consequência nascerão vários brotos, uns ao lado dos outros. Quando os brotos atingirem 5cm, elimine os que estiverem mais fracos, para fortalecer os demais.

Estes cuidados no plantio garantirão o bom desenvolvimento da camomila. Na fase de germinação é preciso regar o solo todos os dias, deixando-o sempre úmido mas nunca encharcado. Regue sempre com regador, pois as sementes são muito pequeninas e são semeadas muito rente a superfície do solo. Uma rega mais drástica, com mangueira, pode ocasionar a perda das sementes.

Depois que os brotos estiverem bem estabelecidos, pode diminuir as regas, molhando o solo em dias alternados ou quando o clima estiver muito quente.

A colheita da camomila ocorre quando surgem os botões de flores. Este é o auge da produção do óleo da camomila, que possui os agentes medicinais. Então é feita a poda dos galhos com flores, que podem ser usados secos ou frescos. O processo de secagem da camomila é o mesmo do orégano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário