segunda-feira, 14 de março de 2016

Horta Auto Irrigável

O problema de se ter uma horta é que a gente se apega MESMO a ela.  Pelo menos eu sou assim, penso algumas vezes antes de decidir por uma viagem mais demorada. Claro, sempre podemos deixar alguém responsável para molhar as plantas, mas a sensação é semelhante a da mãe que deixa o filho a cuidado de estranhos. Acredite, não é exagero.

http://www.ehow.com.br/
Se você é destes que se preocupa com as regas da horta quando precisa viajar, tranquilize-se. Existem métodos muito originais que manterão suas plantas em segurança enquanto você estiver ausente.

São as hortas auto irrigáveis, que podem ser feitas de forma mais elaborada (em hortas grandes) ou mais simples, em hortas pequenas.

Em pequenas hortas, você pode criar o seguinte sistema de irrigação caseiro:

Irrigação em vasos

A foto explica tudo. Você precisará de uma vasilha que servirá de reservatório, e de uma mangueirinha, barbante ou tira de pano.
Pegue a mangueirinha, deixe uma das pontas em contato com a água e a outra ponta em contato com o solo do vaso. A medida que for secando, a terra sugará água suficiente para mantê-la úmida. Engenhoca interessante, não acham?
Funciona também, é claro, em vasos grandes e até mesmo em canteiros. Apenas aumente o tamanho do reservatório, que poderá ser um balde (fechado), tambor, bacia...

O mercado oferece vasinhos auto irrigáveis, mas apoio sempre alternativas mais sustentáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário