quarta-feira, 2 de março de 2016

Orégano

O orégano é um tempero que pode ser plantado com outras espécies, pois suas raízes são pequenas. Seu cultivo é feito por semeadura, mudas ou estaquias. Para as primeiras aquisições o ideal é conseguir uma muda sadia, e ir reproduzindo-a depois.

Sua altura pode chegar a 80 cm, dependendo do tamanho do vaso em que for plantado. É uma boa espécie para ser cultivada em vaso suspenso, ou hortas verticais, pois seus galhos folhosos caem de forma parecida com a samambaia.

Ian Sommerville
A planta gosta de clima ameno, nem muito quente, nem muito frio. Plante-a em local que pegue os primeiros raios de sol do dia, e meia sombra a tarde.

O orégano se adapta bem em solos mais pobres, desde que seja bem drenado. Gosta de solo úmido, então regue pela manhã e final da tarde. 

O sabor das folhas de orégano é mais forte quando secas. Quando a touceira estiver grande, pode cortar galhos de 20 cm, amarrar com barbante e colocar pendurado em um local escuro para secar. Depois é só guardar as folhas secas em um potinho fechado e usar o tempero em molhos, saladas, cozidos e todos os tipos de massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário