quarta-feira, 20 de abril de 2016

A Influência da Lua na Horta

É conhecido que a lua, através de sua força gravitacional, exerce influência sobre o comportamento dos mares e no nosso corpo. Ela também influencia as plantas, provocando aumento ou diminuição da seiva. Desta forma, é possível se guiar pelas fases da lua para plantar ou colher uma hortaliça.

No período crescente, a lua e o sol estão alinhados, e a lua exerce forte influência sobre a Terra. Nesta fase a planta produz mais seiva no caule e nos ramos, então é um bom momento para plantar e transplantar. Também é uma boa hora para colher ervas, pois a produção de óleos estará no seu auge. Estaquias e enxertos são propícios na lua crescente, pois favorece a brotação.

A lua cheia é tão benéfica quanto a crescente para a horta. Os frutos estarão mais suculentos, as verduras mais macias e vistosas. Boa época para plantio de novas mudas. Mas nestas duas fases os insetos estão em maior atividade também, então prepare-se para controlar as pragas.

A lua minguante tem pouca influência sobre a terra. A seiva fica recolhida na parte inferior das plantas, se apresentando em menor quantidade nos caules, folhas e ramos. Nesta fase, opte pelas podas e adubação, dando um descanso nas colheitas e no plantio. A menos que você queira plantar raízes, como mandioca, batata, cenoura, rabanete... como  neste período a concentração da seiva fica na parte mais baixa das hortaliças, isto favorece os tubérculos, rizomas e outras raízes. 

Não plante nada na lua nova, pois é quando as plantas apresentam menor resistência as pragas. Aproveite então para pulverizá-las com pesticidas/repelentes ecológicos e arrancar matos e ervas daninhas.

Parece crendice, mas as fases da lua realmente interfere nas plantas, se você não acredita, observe a natureza e verá como as dicas citadas se encaixam. Alguns agricultores se baseiam em calendários lunares ou astronômicos para planejarem o plantio de suas lavouras.