segunda-feira, 18 de abril de 2016

Plante Ora Pro Nóbis na Horta

Ora Pro Nóbis ou Rogai por Nós, que é o significado do seu nome em latim, é uma planta ornamental muito rica em proteínas, que pode ser usada como cerca viva ou alimento.

Ela é muito comum no Sudoeste do país, e é muito utilizada na culinária vegana por seu valor nutricional muito alto. Adapta-se facilmente em qualquer solo ou clima e quando plantada na cerca das hortas, diminui o ataque de predadores, devido seus espinhos pontiagudos.

A planta é arbustiva, e produz lindas e cheirosas flores, que só duram um dia. O chá da Pro Nóbis é depurativo, e muito utilizado principalmente na zona rural onde a planta é mais conhecida e cultivada. Possui alta concentração de vitamina C (4 vezes mais que a laranja) e ajuda o organismo a "segurar" o ferro, sendo indicada para tratamento de anemia. Rica em ácido fólico, é um dos poucos chás recomendados para grávidas (claro, com a indicação de um médico).

Mas como cultivar esta planta tão benéfica a saúde? Da seguinte forma:

Por ser rústica, pode ser plantada em qualquer tipo de solo. Talvez seu maior problema será encontrar uma muda, dependendo da região em que vive. Procure em feiras de agricultores ou floriculturas, se não encontrar, encomende uma. Procure também no horto de sua cidade.

Após plantar a primeira muda, poderá utilizá-la para produzir outras através da estaquia.

 Plante-as rente a cerca da horta, ou do muro, para cumprir a função de cerca viva. Deixe-a distante das outras hortaliças, para que você não se fira nos espinhos quando for fazer as manutenções. 

Cuidados: por ser perene, não precisa ser frequentemente adubada, apenas garanta que o solo seja enriquecido com cobertura morta, isto já será suficiente.

Após três meses do plantio, as folhas já poderão ser utilizadas. Para manter a planta bonita, pode-a quando achar necessário. 

3 comentários:

  1. Essa especue de ora pro nobis da frutos?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma touceira enorme de ora pro nobis que da muitos frutos com formato semelhante ao da pêra

    ResponderExcluir
  3. Tenho um touceirão de Ora pro nóbis mas nunca deu flor e nem fruto, será normal?

    ResponderExcluir