segunda-feira, 23 de maio de 2016

Limão Rosa

Uma das coisas que mais me dá prazer na horta é a façanha de produzir mudas através das sementes dos frutos que consumo. Sempre que saboreio uma fruta especial, orgânica, suculenta, separo as sementes para produzir novas plantas. Desta forma minha horta, apesar de compacta, tem jabuticabeiras, mamoeiros, abacateiros, laranjeiras e por aí vai.

Já ensinei como cultivar limões anteriormente, este post é para falar um pouquinho sobre o limão rosa, que também é conhecido como limão caipira. Das espécies de limões nacionais, este é meu preferido. Ótimo para usar nas saladas e excelente para limonadas. Seus gomos são carnudos e cheios de suco. Sua cor é alegre e o cheiro delicioso. Os poderes curativos do limão são comprovados, mostrando-se eficiente no tratamento da artrite, reumatismo, ácido úrico e até mesmo do envelhecimento.

Com tantos benefícios, vale a pena ter um bom limoeiro na horta. E a melhor parte é que com apenas um fruto você poderá produzir várias mudinhas. A germinação da semente de limão, ponkan e laranja é um pouco demorada, então acelero o processo deixando as sementes de molho na água até começarem a brotar.Depois acomodo-as em sementeiras, e depois que produzem  3 ou 4 folhas, transfiro da sementeira para seu vaso definitivo. 

Estas últimas mudas optei pelo vaso auto irrigável de PET. Super funcional, este tipo de vaso deixa a terra úmida na medida certa, evitando o desperdício de água. Ótima opção para pessoas que passam pouco tempo em casa, ou que costumam esquecer de molhar as plantas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário